quarta-feira, 5 de março de 2008

TDAH NO ADULTO




A maioria das pesquisas mostram que, em média, 67% de crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) continuam tendo os sintomas quando adultos, interferindo em sua vida acadêmica, profissional, afetiva e social. A avaliação precoce e o tratamento adequado podem reduzir os sintomas significativamente. Vale ressaltar a importância de avaliarmos o TDAH em adultos, revisando-se as preocupações atuais, avaliação do nível de funcionamento na infância e no adulto, história de vida detalhada, avaliação de história de adaptação psicossocial, diagnóstico diferencial e avaliação intelectual, de comorbidades e das funções executivas. O TDAH em adultos muitas vezes tem sido visto como uma doença camuflada, devido ao fato dos sintomas serem mascarados, ocorrendo problemas de relacionamento afetivo e inter-pessoal, de organização, problemas de humor, abuso de substâncias, ou seja, caracterizados pela comorbidade. Desta maneira, o diagnóstico se torna difícil e os adultos e, principalmente as mulheres, ficam sem diagnóstico e tratamento. Alguns sintomas observados com frequência no TDAH em adultos:
Eles podem apresentar dificuldades com relações afetivas instáveis (separações, divórcios); instabilidade profissional que persiste ao longo da vida; rendimentos abaixo de suas reais capacidades no trabalho e na profissão; falta de capacidade para manter a atenção por um período longo; falta de organização (carente de disciplina); insuficiente capacidade para cumprir o que se comprometem; incapacidade para cumprir uma rotina; esquecimentos, perdas e descuidos importantes; depressão e baixa auto-estima; dificuldades para pensar e se expressar com clareza; tendência a atuar impulsivamente e interromper os outros; dificuldades de escutar e esperar sua vez de falar; freqüentes acidentes automobilísticos devido à distração; freqüente consumo de álcool e abuso de substância. alguns sintomas apesar de não constarem no manual oficial dos transtornos mentais, DSM, sao vistos com frequência, tais como a baixa auto-estima; sonolência diurna (dormir como uma pedra); "pavio curto" (mistura de impulsividade e irritabilidade); necessidade de ler mais de uma vez para "fixar" o que leu; dificuldade de levantar de manhã, de se "ativar" no início do dia; adiamento constante das coisas; mudança de interesse o tempo todo; intolerância a situações monótonas e repetitivas; busca constante por coisas estimulantes ou diferentes e variações freqüentes de humor.
Dificuldades específicas da função de atenção: Adultos com TDAH apresentam uma tendência pronunciada de distração, esquecimento, repetições de erros, além de perderem coisas, não recordarem o que acabaram de ler, de necessitarem perguntar muitas vezes o mesmo e evitarem sistematicamente toda leitura que não seja do seu interesse específico. Geralmente envolvem-se em atividades de pouca atenção e concentração por apresentarem tais dificuldades. Isso não significa não prestar atenção nunca, mas em muitas ocasiões, ou na maioria delas a pessoa está dispersa, "no mundo da lua" (Mattos, 2003).
No trabalho, custam a se organizar, permanecer atentas e terminar uma tarefa. O tempo que necessitam geralmente é muito maior do que se espera e rendem mais quando estão sozinhos. Mostram dificuldades também com a memória de trabalho, que permite os processos de comparação, processamento e emissão de uma resposta correta. Adultos com TDAH não são críticos quanto a suas dificuldades de atenção e poucos se dão conta do problema. Isto acontece porque sempre foram dispersos e desatentos, erram repetidamente, perdem coisas, não recordam o que acabam de ler, necessitam perguntar várias vezes a mesma coisa e evitam leitura que não seja de seu interesse específico. E são capazes de dormir ou desligar diante de assuntos que não lhe interessam diretamente, indicando que são pessoas que padecem de um problema de atenção. Muitas vezes mostram uma clara dificuldade para conseguir o mínimo de concentração suficiente para manter qualquer atividade.
Ser detentor do diagnóstico de TDAH não significa que não preste atenção nunca, e, sim, que em muitas ocasiões, ou na maioria das vezes, o paciente está disperso. Em outros momentos, pode permanecer concentrado e ser constante numa tarefa. Mesmo que o problema seja crônico não quer dizer que esteja sempre presente. Isto remete ao que muitos autores colocam de que portadores de TDAH mostram a atenção flutuante: em determinados momentos são atentos e em outros não.

sábado, 1 de março de 2008


Após a publicação de Criando Filhos Seguros e Confiantes, o renomado terapeuta Sam Goldstein recebeu inúmeras perguntas enviadas por leitores, pais, pedagogos e outros profissionais. As perguntas e dúvidas sucitadas pelo 1º livro foram tantas que gerou um 2º livro com Perguntas e Respostas, com as dúvidas mais freqüentes e comuns de como Criar Filhos Seguros e Confiantes.Em um estilo que permite ler e reler cada palavra de modo diferente, Criando e Educando Filhos fornece um conjunto de perguntas que representa temas comuns nas indagações que os pais fizeram com relação aos trabalhos dos autores com as famílias. A obra agrupa as perguntas em uma estrutura lógica de forma que, ao final dos capítulos, os indicadores, os obstáculos e as estratégias mais importantes para cada qualidade da confiança e da confiança tenham sido apresentados e discutidos. As crianças vêm a esse mundo com seu próprio temperamento, que é único. As qualidades das crianças e as qualidades entre as crianças e seus ambientes, como também as características do ambiente geral, desempenham, todas, um papel na modelagem de uma mentalidade confiante e segura. O principal objetivo dos autores é examinar primariamente o conjunto médio de fatores, isto é, aquele entre a criança e os pais, entre a criança e o professor, entre as crianças e o mundo ao seu redor. Os pais e outros responsáveis podem influenciar fortemente o desenvolvimento das características e da mentalidade associadas à confiança e segurança de seus filhos ou deixar que eles se tornem oprimidos pela baixa auto-estima.
Editora: M. BooksI. 2005 Edição:1 Número de páginas: 275
preço médio25 reais



Criando Filhos Seguros e Confiantes

Sam Goldstein - renomado especialista em TDAH
Sam Goldstein é um dos especialistas mais renomados em todo o mundo sobre o TDAH. É Editor do Jornal do Défcit de Atenção e da revista Attention nos Estados Unidos. Lançou vários livros e o seu livro mais recente é CRIANDO FILHOS SEGUROS E CONFIANTES. Neste lançamento da Editora M. Books, Sam Goldstein explica como alguns pais, apesar de suas melhores intenções, minam a capacidade de segurança e confiança dos filhos. O livro sugere estratégias efetivas para identificar e eliminar esses problemas. A obra sintetiza e apresenta, de maneira prática, pesquisa sobre as qualidades de segurança e confiança e as habilidades de algumas crianças para enfrentar e superar adversidades. Os autores acreditam que tais qualidades não são um luxo ou uma benção de algumas crianças, mas um componente essencial a todas elas. O livro aborda, também, os motivos que fazem algumas delas capazes de superar obstáculos terríveis, enquanto outras tornam-se vítimas das experiências e dos ambientes passados. Além disso, demonstra como a segurança e a confiança, aplicadas a quaisquer práticas de educação, preparam os filhos para desafios do complicado e mutante mundo contemporâneo. Resultado do trabalho de dois terapeutas, em 50 anos de atendimento clínico, a obra é bastante útil como ferramenta de orientação. Em todo esse período, os autores analisaram e perceberam que crianças estavam perdidas porque pais e profissionais gastaram tempo e energia tentando consertar déficits em vez de construir recursos positivos. Os autores relatam que o “modelo de déficit” funciona para identificar como e porque as crianças são diferentes e até mesmo para prescrever estratégias para melhorar essas diferenças. No entanto, estão convictos de que, para melhorar seu futuro, é preciso identificar e incentivar as potencialidades de cada uma. O título apresenta, ainda, descrição das principais características de uma mentalidade segura e confiante nas crianças, bem como a que os pais devem ter para desenvolver a esperança e a confiança em seus filhos.
preço médio: 24 reais
editora:Mbooks