quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

comentários de leitores do blog - descobri que tenho tdah, um novo mundo


Oi Evelyn,
Eu tenho lido muito o seu blog e as suas dicas. Já falei isso, mas repito: Você é excepcionalmente uma pessoa interessada em ajudar. Isso me deixa esperançoso.Não tenho condições de frequentar os encontros do ABDA no Rio de Janeiro ou São Paulo, mas acompanho pelo site.Depois que descobri o TDAH em minha vida, o que me vinha atormentando a 41 anos, me sinto em outro mundo, em outra realidade. Apesar de estar iniciando ainda o tratamento com o Dr Milton Baggio, que você deve conhecer, pois foi professor de medicina na UFPR por muitos anos e é muito conceituado. Outra pessoa que está me ajudando é a Dra Angela Brand, Psicóloga, que me acompanha nesse trajeto.Já adquiri o livro "No mundo da Lua" e estou procurando "Um dia na vida de um adulto com TDAH" para saber o que fazer. Me associei ao ABDA e frequento também o site "ADHD Central" (http://www.healthcentral.com/adhd/), onde tenho achado muitas coisas interessantes.Quero agradecer a você por estar escrevendo e passando conhecimento para que eu possa caminhar e não desistir.Não era fácil suportar sem conhecer. Conhecendo o problema, não se trorna fácil, mas saberei como contornar e conviver com as deficiências, descobrindo formas de ajustes e como melhorar.Obrigado.Felicidades!Cordialmente, B.
Oi, B.,que bom ouvir opiniões que nem a sua - faz bem, pois o trabalho é árduo mas com muitas gratificações e boas surpresas. ontem eu comecei uma terapia de grupo só para rapazes de 20 a 32 anos, com tdah e que nao se encontram bem sucedidos na vida o quanto gostariam (ou poderiam). No grupo vamos trabalhar constructos importantíssimos como treino de habilidades sociais, técnica de resolucao de problemas, assertividade, automoticação, leitura com foco, resiliencia, entre outros. Ontem, já deu pra ver que essa terapia em grupo voltada especificamente para as dificuldades do portador do tdah certamente dará ótimos frutos. Eu te desejo um tratamento prospero, que vc encontre o seu espaço e que vc alcance toda a sua performance global na vida!!abs, obrigada pelas palavras de elogioo que precisar pode contar comigo

evelyn

9 comentários:

DEUS É FIEL disse...

oi querida, quanto tempo, mais sempre lembro de ti, no fim não fui para o RJ...Mais quem sabe um dia.
Corrige a poesia.

APENAS UM MISTÉRIO

"Vivo nas alturas,
Parece que o cérebro nasceu virado de ponta cabeça.
Assim como tudo em volta fica virado.
Já nem sei onde coloquei documentos importantes.
Onde deveria ter ido e o que deveria ter feito.
O tempo parece longo demais e curto para os planos.
Tento parar e, quando vejo, já estou em outro mundo.
Vivo na lua e nas histórias em quadrinhos.
Quero ser uma Ayrton Senna na vida, sempre veloz.
Sonho acordada e não paro nenhum segundo.
Não encaixo em qualquer lugar e quero correr e fazer tudo que penso agora.
Não aprendo tudo, mas, quando faço aprendo sozinha.
Não adapto a tudo porque exijo mudança constante.
Deixo escapar capítulos do dia e vivo cavalgando.
Não sou disciplinada e não tenho botão desliga
Vivo resolvendo tudo e afundando em frustrações.
Por onde passei deixei um sinal de furacão.
Sou criativa e sem mais nem menos surgem idéias malucas.
Vivo perguntando se estou no lugar certo.
Quebro facilmente objetos e me quebro junto.
A medicina acha um mistério e vive tentando descobrir que parafuso apertar.
Vivo tudo intensamente sem medo e no fim sempre deprimo com decepções.
Mudo freqüentemente de humor por causa da extrema sensibilidade.
Entro sempre na hora errada e interrompo tudo por isso sou marcante.
Vivo a vida sem a noção.
Apenas uma TDHA convicta.
Afinal, apesar de tantos desafios amo viver “

Gleici Keli Soares

bjsssssssss

Unknown disse...

Gleicy,
eu também estou com saudades e espero que, quem sabe, um dia vc venha morar no rio de janeiro para nos conhecermos pessoalmente. quero muito te agradecer pela postagem, pois cada postagem tem um valor incrível para os outros portadores em termos de ajuda e solidariedade mútuas!!! Um grande bj!!!
Evelyn

Unknown disse...

levotiroxina e metilfenidato
Atenção Pessoal:
tenho um alerta. Quem toma remédio para hipotiroidismo, tem que tomar cuidado porque este potencializa o remedio do tdah, eu não sabia disso, então passava mal bocado por tomar junto os dois medicamento, tinha sintomas terriveis....Tem que tomar depois de no minimo 4 horas de diferença. Como um dos sintomas do tdah é o esquecimento, eu acabo tomando muito tarde o do tdah, as vezes tomo as 3 da tarde, ou até mais tarde, percebo que esqueci quando alguns dos sintomas do tdah começam a aparecer tipo irritação, má percepção espacial, cerebro inchado, incomodo abaixo dos olhos (como se estivesse acordando de uma longa soneca) etc...

E então a noite não consigo dormir....fico na ansiedade de fazer as certas coisas...não sei explicar....A noite é o tempo que eu adoro... porque já trabalhei, cuidei do filho, da casa...um silencio. O engraçado é que, o corpo, os olhos pedem pra dormir, mas a mente quer que eles fiquem acordado, aí entram em conflito, mente e o corpo.

Então eu luto pra ficar acordada, e acabo não fazendo nada ...e aí fico frustrada...

Socooorro!!!! já sentiram isso???

Unknown disse...

Helena, vc precisa fazer um diario com alarme pois o remedio da tireoide precisa ser tomado em jejum de meia hora. O remedio do tdah pode ser tomado 4 hs apos. Mesmo q vc tome a ritalina LA, ela so vai durar ate as 19 hs. O ideal seria.vc tomar o remedio da tireoide as 6 ou 7 da manha. Ou entao vc muda para a ritalia de 10 mg q dura so 3 hs. Investigue se vc tem tdah mesmo pois o hipotireoidismo cursa com sintomas mto parecidos aos do tdah. Converse com seu médico. Obrigada por postar no nosso blog, ele foi feito pra vcs, nossos leitores. Abs espero q vc acabe com o seu mal estar. Evelyn

Unknown disse...

Helena, vc precisa fazer um diario com alarme pois o remedio da tireoide precisa ser tomado em jejum de meia hora. O remedio do tdah pode ser tomado 4 hs apos. Mesmo q vc tome a ritalina LA, ela so vai durar ate as 19 hs. O ideal seria.vc tomar o remedio da tireoide as 6 ou 7 da manha. Ou entao vc muda para a ritalia de 10 mg q dura so 3 hs. Investigue se vc tem tdah mesmo pois o hipotireoidismo cursa com sintomas mto parecidos aos do tdah. Converse com seu médico. Obrigada por postar no nosso blog, ele foi feito pra vcs, nossos leitores. Abs espero q vc acabe com o seu mal estar. Evelyn

Unknown disse...

eu tomo Concerta 36mg e eu realmente tenho TDAH. depois do Concerta 36 mg a minha vida melhorou muito.

eu tomo o da tireoide as 6 ou 7 da manha e o do tdah eu tomo depois das 12 porque eu acabo muitas vezes esquecendo....as vezes eu tomo depois das 4 da tarde.
Aí a mente a noite fica acesa até altas horas, mas os olhos e o corpo pedem e suplicam para dormir...é muito estranho isso.

Anônimo disse...

nem sei como começar..! através de meu neto, descobri ter um filho(hoje com 36a.) portador de TDA.Meu neto foi diagnosticado com 8anos, e meu filho ainda não.Eu que tenho esta certeza, e sei o qto. vai ser dificil passar para ele e indicá-lo para tratamento.Desde infancia que apresenta todos os sintomas ,só não é hiperativo, muito pelo contrário, acomodado.Está vivendo com uma pessoa maravilhosa, mas que agora com tantas experiencias ruins que estão tendo por causa do problema, estão *meio* separados. Ela cansou. Hoje comecei a ler e procurar sobre o problema e estou aqui, cheia de informaÇões importantes que não sei como vou passá-las para eles. Com certeza precisa de tratamento, não para em trabalho fico o tempo todo desocupado e isto está atrapalhando muito o relacionamento já que ela faz tudo(trabalha numa grande empresa e é gerente administrativa)Rede Record Ric, já esgotou tudo que tinha de bom para tentar fixá-lo em algo ,mas em vão.Tenho que fazer alguma coisa.URGENTE.!!

garotasexy.com.br disse...

Olá! Bom, queria dizer que o portal AD/HD FREEWARE (prog.naotemnome.com/free) distribui internacionalmente programas gratuitos para pessoas adultas com DDA (distúrbio de déficit de atenção).

Unknown disse...

Oi, Victor,
obrigada pela disponibilidade em ajudar os nossos portadores e familiares de TDAH!

Sempre que tiver informações novas, mande pra gente,

Abcs
Evelyn Vinocur