domingo, 6 de julho de 2008

Levados da breca!

Não é de hoje que criança desafia a professora... e desafia os pais... e figuras de autoridade... tudo bem, muitas vezes comportamentos opositivos, arrogantes e implicantes fazem parte da infância e desaparecem naturalmente com a idade. Mas fique de olho, porque se tais atitudes forem muito frequentes a ponto de causar comprometimento na vida da criança, elas podem ser o resultado de alterações em áreas cerebrais. E nesses casos, as crianças irão precisar de tratamento com especialista no assunto.
Os pais ficam desesperados quando seus filhos se tornam verdadeiros pestinhas, bagunceiros, desorganizados e "à mil por hora". Suplicam, imploram, prometem mil recompensas por meia hora de paz e sossego! Mas o menino nao pára. Simplesmente nem ouve os seus apelos. Continuam correndo, pulando, mexendo em tudo e falando sem parar, pra tortura e desespero dos pais e dos professores.
E por conta desse comportamento frenético dessas "crianças-furacão", eles se tornam desatentos, impacientes, desengonçados, avoados, impopulares diante dos colegas e certamente serão excluídos do grupo. Muitas vezes, os pais são chamados à escola para darem jeito no filho, e, caso a criança não desacelere, a escola se coloca insuficiente e sem recursos para educar aquele menino, ou seja, um sutil convite para que os pais o retirem da escola.
Infelizmente, essa situação é extremamente frequente em nosso meio, e o pior, é erradamente entendida como má educação por pais sem limites. Que nada! O problema é genético, biológico e a criança, coitada, sofrendo das consequências de alterações em seu cérebro. A família não raro fica impotente e hostil, rotulando, gritando e praguejando contra seu filho, como se ele estivesse fazendo tudo isso de propósito. Mas esse descontrole total do comportamento e dos impulsos tem nome: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. E o melhor:
tem tratamento e controle com resultados bastante eficazes!

2 comentários:

Mária Santos Neves disse...

Dra. Evelyn
Gostaria que falasse mais da Síndrome de Asperger. Meu filho de 15 anos sempre teve todas as características de TDAH, dificuldades enormes nos estudos, que eu conduzi ao longo dos anos. Embora muito desatento e imaturo, ele leu normalmente, tem excelente ortografia, ótima memória. No entanto, nunca foi independente para fazer uma pesquisa escolar, por exemplo. Há dois anos foi diagnosticado como Asperger e começou tratamento com todo tipo de remédio para agressividade e depressão (Tolrest,Depakote, Seroquel, Haldol, Carbolitium, etc). Desde então, só piorou, já perdeu dois anos na escola porque se recusa a estudar (está na 8a série/9o ano). Não sei se ele é Asperger, parece muito, pois tem dificuldade com regras sociais e autoridade. Tem fixação em computação e manias. No entanto, as dificuldades que ele apresenta em interpretar um texto ou em se situar no mundo (Geografia, História, etc) me leva a duvidar. Existe algum médico especialista em Asperger em SP ou RJ? Gostaria de levá-lo para nova consulta.Obrigada!
Mária

Unknown disse...

Mária, no dia 23 de junho agora, vai ter uma conferencia sobre síndrome de Asperger!! Não perca!!

SÍNDROME DE ASPERGER:
O INDIVÍDUO, A FAMÍLIA E A AMA

Tema: Melhorando a memória operacional – um método desenvolvido na Suécia

Palestrante: Gunilla Heijbel, pedagoga e diretora do Aspergercenter (Suécia)
(com tradução simultânea inglês-português)

Data: 23 de junho de 2009

Horário: Das 18h às 20h

Endereço: Rua Luis Gama, 890 - 1º andar,
Cambuci, São Paulo- SP

As vagas são limitadas. Inscrições com o Jefferson nos dias 19, 22 e 23 de junho pelo tel. (11) 3376-4400.

Entrada mediante 1kg de arroz, feijão ou açúcar.