segunda-feira, 7 de julho de 2008

Princesinha, sonhadora e no mundo da lua!

Minha Princesa, tão sonhadora e no mundo da lua... esse é o perfil da menina desatenta e com a cabecinha no mundo da lua. Elas podem ficar "anos a fio" sem chamar a atenção dos pais e dos professores. Apesar de avoadas e viverem em seu mundo de devaneios, elas podem ser boas alunas e até tirarem boas notas, principalmente as muito inteligentes; chega na semana da prova, elas se "tocam" que precisam estudar e mostrar rendimento aos pais e então se desesperam, tiram xerox do caderno da colega "cdf" e decoram tudo! Na verdade, essas meninas geralmente são tímidas, querem passar desapercebidas e fazem tudo para não chamarem a atenção. Mas infelizmente chega uma hora em que os estudos começam a aumentar, os professores se "multiplicam" e a responsabilidade cresce assustadoramente. Algumas meninas desatentas começam a ficar ansiosas ou deprimidas, exaustas e cada vez mais confusa e desorganizada, até que chega a um ponto onde a escola começa a chamar os pais para entenderem o que está acontecendo com aquela menina que deixou de ser boa aluna...
Dependendo de alguns fatores, a vida daquela menina pode evoluir tragicamente, com declínio assustador da auto-estima, um pavor da escola, muitas chegando a abandonar os estudos. Em casa, começa a onda de terror, com todo o tipo de agressão e apelidos. Esse tipo de menina é muito confundida pelos pais e professores como sendo derrotada, preguiçosa, sem força de vontade, "pouco inteligente" e sem qualificação pra nada, que nasceu mesmo é pra ficar "de cara pro fogão" e olhe lá...
Invariavelmente, essas crianças e adolescentes vão evoluir com comorbidades, como depressão ou ansiedade. E o pior, elas mesmas acabam acreditando que nao servem para nada, que são idiotas e derrotadas, e a vida vai surfando sobre uma espiral decrescente e com prognóstico sombrio. Muitas dessas crianças poderão apresentar o TDAH ou Déficit de atenção e hiperatividade - condição neurobiológica e de ordem genética e que precisa ser tratada. O tratamento é eficaz mas é preciso dar toda orientação e suporte aos pais e familiares, bem como ao sistema Educacional. Lamentavelmente, o TDAH ainda é uma condição que, apesar de séria, limitante e crônica, ainda é muito pouco entendida e conhecida.

8 comentários:

Em constante aperfeiçoamento disse...

Vcs contaram a história da minha vida. A única coisa que não foi igual é que meus pais nunca foram chamados na escola por que não queria ser tratada como garota problema... meu irmão já era um problema. Quis "dar um tempo" da escola quando terminei a 8ª série, mas minha mãe não deixou. Fiz o 2º grau, onde me apelidaram de "lesma-lerda" e entrei para a faculdade, após 2 anos de pré-vestibular. Me tornei o orgulho da família! Nunca terminei a faculdade. Depois de 2 anos eu engravidei. Cheguei a voltar, mas fui jubilada. Fui estudar UFRRJ (rural), onde todo tipo de insetos e animais entravam em sala de aula. Nunca conseguia prestar atenção. Repetí várias matérias até que desistí. Só fui diagnosticada com TDAH (desatento) por causa da minha filha que tem TDAH (desatento/hiperativo).

Unknown disse...

Oi, Glaucia, em primeiro lugar, quero te agradecer por ter postado no blog, pois eu não tenho nenhuma dúvida que comentários como o seu serão lidos por várias outras pessoas que vão conhecer melhor as características do TDAH e como ele pode evoluir no adulto. Mas a vida está pela frente e muito há o que se fazer nela... qual a idade da sua filha e em que cidade vocês moram?
Vai ser muito bom para a sua filha, poder receber tratamento em idade mais precoce. E você deve logo procurar um psiquiatra especialista em TDAH para começar logo o seu tratamento.
QUERO RESSALTAR QUE O TDAH TEM TRATAMENTO EFICAZ E QUE O MEDICAMENTO = METILFENIDATO (RITALINA OU CONCERTA) É SEGURO, QUANDO APRESENTA EFEITO COLATERAL COSTUMA SER POUCO E PASSAGEIRO, E REALMENTE PODE MUDAR O RUMO DE VIDA DO PORTADOR.
Conforme o caso, uma terapia cognitivo-comportamental pode ser útil, para o tratamento das seqüelas emocionais, que ficam na gente que nem uma cicatriz...
Espero receber mais notícias suas, e pode estar certa que a sua postagem será de enorme valia para outros leitores!!!
Abs
Evelyn Vinocur

Unknown disse...

Vocês sabiam que o TDAH é um dos transtornos mais auto-diagnosticados nos adultos? Infelizmente, ainda hoje, muitos homens e mulheres portadores de TDAH sofrem diariamente dos sintomas sem saber que têm o transtorno. Muito frequentemente, a vida flui com péssima qualidade, com sintomas de desatenção, desorganização, disfunção executiva, impulsividade, hiperatividade, depressão, ansiedade generalizada, e outros, e essas pessoas podem levar anos e anos sem receber o diganóstico correto e tratamento medicamentoso (metilfenidato) em doses adequadas. O TDAH é uma condição tratável, com resultados muito bons, e o remédio é, sempre, a primeira escolha de tratamento. Mais um vez, obrigada pela postagem!!
abs
Evelyn

Anônimo disse...

BOA TARDE A TODOS,
Eu tenho um filho com 8 anos, que aos 6 anos foi diagnostificado com sindrome de asperger, e agora com 8 anos foi diagnostificado com TDA desatento, em Junho começou a tomar Ritalina L.A 20mg 0.5 capusula depois 1 capusula por dia, entretanto não resultou e agora está a tomar 1 capusula por dia de Ritalina L.A. 30 mg, estamos à espera de resultados positivos... Neste momento está no 3º ano escolar e é muitisssimmmo desatento, tem muita ajuda por parte da professora de ensino especial e só assim consegue ter positiva nos testes de avaliação, nós (pais e acho que também os professores acreditamos muito nele e temos muita esperança) claro que o facto de ter também sindrome de asperger prejudica mais um pouco a sua socialização e desempenho escolar, mas temos fé e o que eu quero para o meu filho é que ele consiga ser feliz à maneira dele!!!
obrigado
mãe de K

Unknown disse...

oi, mãe de K,
obrigada por postar no nosso blog, é muito confortante a gente poder passar a nossa experiência, pois certamente a nossa vivência não só ajuda outros leitores como abre espaço para novas colocações. O seu filho tem Asperger e muitos deles apresentam sintomas de desatenção e ou hiperatividade também como comorbidade. Portadores da S. de Asperger precisam de todo carinho, apoio e dedicação por parte da família e educadores. Fico feliz que você esteja recebendo apoio e atenção por parte da professora. Portadores da S. de Asperger precisam muito praticar atividades em grupo, praticar as habilidades sociais. E precisam ser compreendidos e respeitados em sua individualidade pelos que os cercam. Parabéns pelo depoimento, desajando felicidade ao seu filho à moda dele, assim voce atesta o seu amor incondicional, que no fundo, é o que todos nós precisamos. Parabéns!!
abs
evelyn

Anônimo disse...

Olá, Evelyn. Sou médica em Recife e tenho um filho de 10 anos que por volta dos 2 - 3 anos foi diagnosticado como transtorno autístico com componente hiperativo, e depois diagnosticado como síndrome de Asperger... No momento, em uso esporádico de Neuleptil 4% gotas - nos momentos de agressividade; se ficar em uso contínuo, ele dorme direto. Já fez uso de Haldol, que piorou muito sua agitação, e Seroquel, até um ponto onde não houve mais evolução. Apresenta tiques periódicos: ora com as mãos, com língua, cabeça, olhos (gestuais). Fala apenas repetindo o que falamos ou com palavras que não existem nos dicionários. Desde pequeno, suas emoções são muito 'explosivas': ou é alegre demais, abraçando de forma muito apertada, ou é agressivo ao extremo: já machucou a avó materna com faca ou garfo, o a mim e outras pessoas com arranhões, socos, mordidas e beliscões (fico com várias marcas no corpo), ou às vezes autoagressões... E é obcecado p/ que os outros repitam o que ele diz - caso não repitamos, ele nos agride ou nos cospe, ou dá gritos homéricos... Ele faz terapia de grupo e individual, fonoterapia c/ psicomotricidade relacional, e arteterapia. Sou ausente por trabalhar em regime de plantão quase que todos os dias, e faço terapia p/ tentar lidar com ele e com meu trabalho. Ele não tem contato com pai biológico. Vou levá-lo a outra neuropediatra, além de nova consulta com psiquiatra infantil. O que pensar a respeito deste quadro? Asperger mesmo ou outro diagnóstico? Seria a Ritalina indicada nesta situação? Já não sei mais o que fazer... Nã tenho vida pessoal - sou solteira - e profissionalmente me prejudica por faltar ou chegar atrasada p/ controlar algumas de suas crises. Obrigada pela atenção.

Unknown disse...

seria bom refazer o diagnostico do seu filho, talvez ele tenha um outro tipo de autismo, fazer uma avaliacao do QI, um exame neuropsicologico chamado WISC. vc precisa encontrar um medicamento mais eficaz. tentar o aripiprazol ou a risperidona, e a equinoterapia também ajuda muito nesses casos. e obrigada por postar, a sua dor e duvidas certamente tambem sao a de outros leitores...
abs
evelyn

Barreto disse...

oi evelyn.preciso muito saber se uma criança que tenha paralisia cerebral moderada,hipoplasia cerebelar,que foi diagnosticada como tdah com toc e tod(severo por sinal)pode ter a sindrome de aspeger?ou poderia ser só a S.A?atualmente ele tem 13 anos(faz 14 em novembro.tem muitos sintomas da s.aja tomou mais de 10 medicamentos controlados,que ou fazem efeito contrario,ou não faz efeito,ou cria tolerancia.sei que te dei uma base pequena para que possa opinar.mas so uma dica ja ajuda.vou leva-lo ao psiquiatra,porque é minha ultima esperança.o dr.jair luiz de morais é o neuro dele a 7 anos,e diz que infelismente ele agora passou a ser um caso para a psiquiatria,pois ele ja tentou todos os remedios possiveis.te agradeço.fique com deus! marcia barreto