quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A desorganização do TDAH



Muitos portadores de TDAH sofrem no seu dia-a-dia em função dos pensamentos desorganizados e caóticos que possuem. Daí, muitos deles começam várias atividades ou tarefas ao mesmo tempo, deixando muitas pela metade...
Tudo isso deixa um sentimento de angústia, incompetência e vergonha em muitos indivíduos.
DICA -
Fazer uma tarefa de cada vez e anotar tudo numa planilha e ir checando, à medida que cada tarefa for sendo realizada.

2 comentários:

L.Farias disse...

É dificil por portador desta doença organizar a execução de uma tarefa. Ao fazê-la desta forma parece que não estamos executando nada, fica um sentimento de carencia de atividades.

Unknown disse...

Farias,
você tem toda razão. Qualquer condição que comprometa as funções executivas, e o TDAH é uma delas, torna a vida executiva (= de realizar, executar)mais difícil.
No caso do TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a vida segue seu rumo com prejuízo das chamadas FUNÇÕES EXECUTIVAS.
FUNÇÕES EXECUTIVAS são todas as nossas ações voluntárias dirigidas à realizações de objetivos e metas na vida. Assim, planejar, priorizar, manejar o tempo adequadamente, decidir, ter bom senso e jogo de cintura, controle dos afetos e comportamento, antecipar conseqüências dos nossos atos, conter os impulsos, entre outros, são parte das funções executivas.
Quando esse descompasso ocorre por conta do TDAH, além do tratamento medicamentoso que é muito eficaz, uma terapia cognitivo-comportamental focada para as funções executivas torna-se fundamental, para que a pessoa possa aprender a se organizar internamente e consequentemente, na sua vida de relação.
abs
Evelyn