sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O TDAH apresenta tratamento eficaz e quando recebe o tratamento adequado, geralmente leva ao sucesso em várias áreas da vida...

"Salvar vidas de crianças numa UTI ou centro cirúrgico é uma experiência marcante na vida do médico. "Não menos intensa é a sensação de mudar a trajetória de crianças e adolecentes fadados ao insucesso". O tratamento medicamentoso e as intervenções são muito eficazes. (Marco A. Arruda).

"O sentido da vida não se esgota na percepção momentânea de estar vivo, mas sobretudo de viver - e viver plenamente. (Marco A. Arruda).

DICA:
Se você apresenta algumas das características citadas ao longo deste blog, procure a ajuda de um profissional que conheça o TDAH profundamente e vá fazer uma avaliação com ele. Você pode mudar a sua vida!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde a todos, na verdade gostaria de fazer um breve depoimento seguido de pergunta. tenho 23 anos e pelo q tenho lido até agora, o que sempre achei ser um mal da minha personalidade, uma limitação própria, que me condenava a ser inferior aos "mais espertos" pode ser TDAH. não tenho hiperatividade, pelo contrário, sou muito calmo, as pessoas dizem q nada pode me tirar do sério. Esqueço td a todo momento, minha cabeça parece que não pára, pensando em coisas q poderia fazer, dizer, estudar... e se isso fosse assim... e se aquilo...etc. Tenho fama de esquecido e atrasado. Me culpo muito por isso. As vezes acho q me vejo inferior as minhas capacidades, o q consideraria auto-estima baixa..., esqueço nomes na hora q mais preciso usá-los. o medo de esquecer me faz deixar de abordar pessoas, pela vergonha (vão descobrir quem sou de verdade, não vão gostar), me tornando introspectivo em ambientes de pessoas q conheci a pouco, enquanto em ambientes q já conheço, sou tido como simpático e querido. No entanto não tive mau desempenho escolar na infância, pelo contrário, me lembro de um dia q sai chorando da sala, pq não sabia uma questão (ia tirar 9). Nunca fiquei em recuperação. Mas nessa mesma época, já me esquecia muito de pequenas tarefas q acabaram de ser passadas, aliás meu pai brigava muito comigo por isso: PRESTA ATENÇÃO MENINO!!!!!! Estou concluindo Contábeis, Fui aprovado em 3 concursos públicos de nível técnico (técnico em contabilidade),mas já trabalhei na área privada, onde tb tive exito . Esquecia os detalhes das minhas coisas pessoais, mas sempre fui dedicado ao trabalho. Me identifico muito qdo dizem q o TDHAI´s quando se sentem desafiados e motivados tem capacidade de hiperconcentração... acho q isso me ajudou nesse sentindo, pois devo ter me motivado nos estudos e no aprendizado técnico. Não sei os estados e capitais brasileiros, mas tenho facilidade com assuntos específicos em contabilidade p.ex, q admiram meus colegas e professores.

Pergunta: Pode uma pessoa com TDAH não ter tido problemas escolares na infância e ser bem sucedido, academicamente falando??

Abraço a todos
contato:
fernando_limadesouza@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá, antes de tentar responder o seu comentário, obrigada pelo depoimemto, certamente será útil a muitos leitores, que, provavelmente, poderão se identificar e se beneficiar com o seu questionamento.
Bem, a minha resposta para a sua pergunta é que SIM, uma pessoa com TDAH pode ser bem sucedida na área acadêmica, principalmente quando ela gosta daquilo que faz ou quando trabalha por "paixão". Igualmente quando tem ambição em subir na profissão, em "galgar" novos degraus...
A pessoa com TDAH vai ter dificuldades acadêmicas especialmente quando o assunto ou tarefa ou a profissão não for interessante para ela, se for enfadonha, ou exigir muito esforço, ou algo assim.
Pontos que falam a favor do TDAH no seu caso:
dispersão,
esquecimentos,
auto-estima baixa,
sentimentos de minusvalia ao se comparar com seus pares, hiperatividade mental com plenitude ideativa, querendo fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
mau gerenciamento do tempo,atrasos.
falha na working memory ou memória de trabalho.
comorbidades? com ansiedade, timidez - pode ser...
DICA:: procure um especialista em TDAH de sua confiança e faça uma avaliação bem detalhada para o TDAH. Existem testes e questionários para adultos que ajudam a fazer o diagnóstico. É importante também é "esmiuçar" a sua história famililar, uma vez que o TDAH tem causas genéticas (herança poligênica) em 90% dos casos. Assim, ver como é a família de seus pais, se tem outras pessoas da família com história de TDAH, etc. e checar como estão outras áreas de sua vida como a afetiva, social, etc.
eu tenho clientes com TDAH que são médicos, estudantes de medicina, advogados com OAB, e várias outras profissões, e realizados e bem sucedidos. E lembre-se que o tratamento para o TDAH é bastante eficaz.
um forte abraço, espero ter podido ajudá-lo.
Evelyn Vinocur

Anônimo disse...

Me senti motivado a fazer um comentário dado a extrema similaridade de meu perfil psicológico com o descrito neste post. Apresento muitas semelhanças nas situações descritas até no que diz respeito ao desempenho acadêmico... Ainda não fui avaliado por nenhum especialista, entretando gostaria de ir adiante para obter um quadro da minha situação e pretendo iniciar um tratamento para usufruir dos beneficios que o mesmo pode vir a me proporcionar. Pretendo iniciar o processo com uma consulta a um psicólogo, entretando , como não conheço sua especialidade, não sei o que esperar, por isso gostaria de poder esclarecer à eventuais dúvidas postando comentários neste blog...

Abcs

Unknown disse...

Oi anonimo,
obrigada por postar. Eu sou psiquiatra e neuropsiquiatra e psicoterapeuta. atendo criancas, adultos e adolescentes para qualquer transtorno da área emocional. Trabalho também com transtornos do desenvolvimento, como o TDAH. Eu te recomendaria procurar um profissional especialista em TDAH, psiquiatra, neurologista, neuropsiquiatra, assim, vc já seria avaliado quanto a necessidade ou nao da questao medicamentosa...
qq duvida, escreva de novo
abs
evelyn vinocur