quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

TDAH como uma síndrome disexecutiva

TDAH - comprometimento das funções executivas

O TDAH é um transtorno neurobiológico de causa principal genética (herança poligênica) onde sao transmitidos vários gens com pequenos defeitos. Com o avanço da neurociência, sabemos hoje que no TDAH existe um comprometimento a nível de lobo frontal (região pré-frontal), que é a responsável pelas funções executivas e memória de trabalho, ou working memory.

O que são funções executivas ?
Elas são responsáveis pelo que?

Praticamente tudo o que um homem precisa para ser bem sucedido precisa passar pelas funções executivas... por exemplo, a capacidade de escolhermos um foco de relevância, priorizarmos uma tarefa, "tirarmos as idéias da cabeça" e colocá-las em prática, e outras coisas mais, pertencem ao que chamamos funções executivas. O TDAH gera alterações funcionais em regiões cerebrais, que vão ficando hipoativas, fazendo com que o cérebro de uma pessoa com TDAH seja mais imaturo do que o de um não-portador. Assim, com as funções executivas "em dia", nós somos capazes de escolher o nosso foco principal, nos mantermos atentos a ele, resistindo aos fatores distratores, monitorizando as nossas idéias de modo sequencial e lógico para que tenha a maior chance de sermos bem sucedido em nosso intento, ao mesmo tempo que ponderamos se aquele jeito de fazer nos parece ser o melhor em termos de custo-benefício, pensando nas consequências futuras, etc.

DICAS:
Procure se acostumar a deixar o máximo possível de coisas a fazer, já "programado" na véspera, inclusive roupas, etc. Tente fazer cronogramas com horário a cumprir. Pense sempre no que está fazendo e evite distrair-se. Persista. Aprenda com os erros, mesmo erros de outras pessoas, isso vai lhe poupar tempo em vários tipos de situações.

Nenhum comentário: